Tweetar

Compartilhar



Brutus é um Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante e urso-formigueiro-gigante.

Brutus 1

É um mamífero xenartro, uma sub-ordem de mamíferos placentários que apresentam, nas vértebras, uma articulação acessória chamada xenartria. Como os membros do grupo apresentam molares pouco desenvolvidos, ganharam o nome popular de “desdentados”.

É da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul.

Brutus 2

Brutus, nome que recebeu de seus amigos do Centro de Conservação da Fauna, foi gravemente atropelado, lá pelos de Alfenas.

Brutus 3

O caso era grave demais e ele precisou ser trazido às pressas para o CCF, em Belo Horizonte, onde passou por complexa cirurgia.

Além das escoriações no focinho, ele sofreu uma grave fratura na perna. As marcas e os pontos da cirirgia ainda estão visíveis e dão a real noção do tamanho do problema.

Brutus 4

Brutos ainda sente alguma dificuldade de caminhar, mas com os cuidados dos biólogos e veterinários do CCF, a recuperação será rápida.

Ainda está abatido e procura ficar todo o tempo deitado, mas, para a sorte dele, encontrou uma amiga chamada Alice, que não descansa enquanto não o tira da cama, chamando-o pra caminhar.

Brutus 5

E se a Alice não dá conta do recado, a Natália entra em cena e não dá chance dele se entregar. Os exercícios físicos precisam ser feitos.

E haja braços, pois o menino pesa mais de 30 quilos.

Brutus 6

Os cuidados com a alimentação têm sido outra dificuldade. Se alguém achou que o leite de cabra modificado para a Alice era um problema, imaginem como estão se virando os amigos do CCF para manterem a barriguinha do Brutus sempre cheia.

Brutus 7

Ter a Alice por perto tem sido mesmo uma benção para o Brutus. Ela corre e pula feito uma cabritinha, e não deixa o menino se acomodar.

Brutus 8

Quem quiser conhecer a história da Alice, este é o link: http://oloboalfa.com.br/alice/

Brutus 9

_Ei Brutus. Você acha que tem dificuldade de andar?

Brutus 10

_Vem ver a situação do Raí. E ele nem sofreu acidente. Já nasceu assim e não vai melhorar. Anda bem devagarinho.

Raí é um Jabuti que viveu em cativeiro uma vida inteira. Seus donos decidiram dar a ele a chance de viver livre e fizeram a entrega espontânea aos órgãos ambientais.

Nos próximos dias ele será libertado.

Brutus 11

Brutus precisa aprender a caminhar com as próprias pernas. Precisa recuperar a mobilidade e precisa também se alimentar sozinho.

Afinal, não dá pra colocar formigas na mamadeira.

Brutus 12

Ele segue tentando. Não é um animal de cativeiro. Brutus  viveu a vida inteira como animal livre e, por isso, é urgente que ele se recupere rápido e possa ser devolvido à natureza, antes que perca a capacidade de se virar sozinho.

O desejo de retomar a vida do ponto de onde parou já se faz sentir. Nos últimos dias, ele tem sido pego tentando escalar um portão de grade.

Brutus 13

Brutus 14

Mas é contido pelas mãos fortes da bióloga que o acompanha, sem intervalo. Dedicação e cuidados não faltam ao menino.

Brutus 15

Por enquanto, amigo, o único refúgio que você terá será essa toquinha improvisada. Tenha paciência que o seu dia está chegando.

Brutus 16

O contato humano, neste momento, é necessário, mas em breve o Brutus estará novamente livre.

E se isso está sendo possível, é graças ao trabalho do Centro de Conservação da Fauna, uma entidade mantida pelo Hospital Veterinário Animal Center, que se dedica a salvar animais silvestres, sejam acidentados, como o Brutus, sejam vítimas da caça, como a Alice, ou do tráfico, como o Raí.

Brutus 17

Brutus ainda tem aproximadamente um mês de tratamento pela frente. Vai demandar ainda muitos cuidados e muita atenção por parte dos veterinários e biólogos que o acompanham.

Brutus 18

Mas é certo que logo estará pronto pra ganhar as matas.

Brutus 19

Brutus ainda precisa de ajuda, e o pessoal do Centro de Conservação da Fauna também.

Para pagar as despesas com os animais silvestres que eles ajudam, eles estão vendendo um adesivo, com uma foto da Alice, que é a mascotinha oficial do Centro.

Quem quiser fazer o pedido do adesivo por telefone (Custa apenas R$ 10,00), poderá combinar tudo pelo WhatsApp (31 – 9 8725.1534) e receberá o adesivo pelo correio, com o acréscimo da taxa de postagem.

Brutus 20

Para quem quiser fazer o crédito direto na conta, ou mesmo para doações de valores menores, seguem os dados bancários.

Clínica Veterinária e Pet Shop Animal Center Ltda – ME – CNPJ 08.664.905/0001-78.

Banco Itaú (341). Agência 3179-5 / Conta Corrente: 27.221-0.

Brutus 21

Quem quiser conhecer mais sobre o CCF (Centro de Conservação da Fauna), acesse o site abaixo e veja quantos bichinhos eles ajudam.

www.centrodeconservacaodafauna.com

Brutus 22

Brutus 23

É importante que, aqueles que forem até o CCF para ajudar, não peçam para conhecer os animais.

Brutus 24

Os animais em recuperação não devem ser visitados. Como o destino deles é a liberdade, quanto menos contato eles tiverem com as pessoas, melhores serão as chances de sobreviverem na natureza.

Brutus 25

Então, é importante que todos entendam isso e não insistam. Talvez aí esteja o verdadeiro significado de altruísmo: ser capaz de ajudar a uma criatura, sem nem mesmo conhecê-la.

A propósito, os amigos do CCF estão aceitando doação de formigas, leitinho para a Alice, frutas para os saguis e sementes para aves, dentre várias outras necessidades. O Hospital Veterinário Animal Center fica na Avenida Portugal, nº 3871, Bairro Itapuã, em Belo Horizonte, Fone: (31) 3492.9321, que é o principal parceiro e mantenedor do Centro de Conservação da Fauna.

Brutus 26

Alice e Brutus já são melhores amigos. Eles vão se separar em breve. Cada um seguirá um caminho diferente. O Brutus será devolvido à natureza e a Alice precisará de um santuário pra viver.

Brutus 27

Abaixo, outros animais acolhidos e em tratamento no Centro de Conservação da Fauna.

http://www.centrodeconservacaodafauna.com/

Brutus 28

Brutus 29

Brutus 30

Conheça o trabalho do Centro de Conservação da Fauna e apoie essa ideia. Nas fotos abaixo, o atendimento e a completa recuperação da Jaqueline.

Ao final, já recuperada, em companhia de sua amiga Gisele. Ambas esperando o momento de voltarem para a natureza.

Brutus 31

Brutus 32

“Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem.

Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais. ”

Victor Hugo

Brutus