Tweetar

Compartilhar



Marcel é um falcão de coleira (Falco femoralis). Não sabemos ao certo como ele chegou às mãos dos biólogos e veterinários do IEF, mas é certo que não estava onde deveria.

Foi apreendido em poder de gente que ainda acha bonito possuir um animal silvestre e mantê-lo em sofrimento.

Ironicamente, a caixa dizia: “cuidado frágil”, e o que se apresentava dentro dela mostrava que os dizeres, embora fruto do acaso, estavam corretos.

Uma ave magestosa, que veio ao mundo com asas poderosas pra ganhar o céu, confinada e assustada em uma caixa qualquer.

Os primeiros movimentos foram descoordenados, com asas se esticando até onde não havia espaço.

Marcel Falcao de Coleira 1

Mas não demorou muito e ele entendeu o que aquelas pessoas tentavam lhe oferecer.

O céu estava à sua disposição. Uma floresta ao fundo e um barranco à frente, bem alto, suficiente para que ele tomasse o impulso necessário para subir ao seu lugar.

Ele ganhou distância rápido demais, mais rápido do que nossas lentes poderiam registrar, mas foi possível mostrar os primeiros instantes da tão merecida liberdade.

Marcel Falcao de Coleira 2

Junto com ele, um primo próximo, um gavião Carcará (Caracara plancus), deixou o carro oficial com as próprias pernas e não fez muita questão de usar as asas.

Marcel Falcao de Coleira 3

Caminhou tranquilamente pela estrada, como se buscasse reconhecer o ambiente. Caminhou aproximadamente 100 metros, até decidir ganhar o céu e não ser mais visto.

Marcel Falcao de Coleira 4

Fica a torcida para que cumpram as professias. Que tenham vida longa, que sejam rapinantes livres, que deixem descendentes e que assumam o lugar que lhes cabe no delicado equilíbrio da vida.

Marcel Falcao de Coleira

IBAMA IEF FVS