Tweetar

Compartilhar



Obesidade canina 

            Obesidade não é problema humano, podendo afetar também os cães, causando perda de mobilidade, cansaço, baixa imunidade e até redução na expectativa de vida, além de propiciar o surgimento de várias outras doenças.

            Pra descobrir se seu cão está com um peso legal ou não, você deve observar suas costelas. Se elas estiverem aparecendo um pouco quando você olha o cachorro de cima, o peso está bom. Isso vale para os cães de pêlo curto. Para cães de pêlo longo, a verificação se faz com o toque.

            Na dúvida, recorra à ajuda de um veterinário de sua confiança.

            Quando for começar o regime, é muito importante dar ao cachorro rações e petiscos de boa qualidade. É fundamental que o alimento forneça todas as vitaminas que o cão precisa pra ficar forte e saudável, pois mesmo comendo menos, os nutrientes devem ser suficientes pra manter o bom funcionamento do organismo.

            Os cães mais obesos devem perder peso aos poucos. Se o cachorro emagrecer muito rápido, ele pode desenvolver alguns problemas de saúde. Quando começar a nova dieta, tente balancear a quantidade que o cão come atualmente e vá diminuindo aos poucos, seguindo sempre a orientação de um veterinário, para evitar a desnutrição.

            No início do regime, é normal que o cão fique mais agitado.

           Havendo mais de um cão, há a possibilidade de brigas pra disputar a ração na hora de comer. Neste caso, alimente cada um deles separadamente, ou fique de olho enquanto eles comem.