Tweetar

Compartilhar



Como ensinar o cão a fazer necessidades no lugar desejado

 

            Antes de qualquer coisa, prepare o lugar. Forre o espaço escolhido com algo que absorva bem o xixi. Você pode usar folhas de jornal ou um tapetinho higiênico, próprio para os cães fazerem as necessidades.

            Lembrete super importante: não deixe tapetes e carpetes perto do local do banheirinho, senão você vai confundir o cachorro!

            Com o local pronto, espere o momento certo para levá-lo lá pela primeira vez. Os cães, filhotes principalmente, costumam fazer as necessidades logo que sentem vontade. No começo, você terá de ficar de olho nele para levá-lo ao banheirinho assim que perceber que ele precisa se aliviar.

Existem alguns horários mais comuns em que os cães ficam com vontade de fazer xixi e cocô: quando acordam, antes de descansar e logo depois de comer.

            Fique atento também aos sinais que o cão dá quando está se preparando para fazer as necessidades, como começar a farejar o chão ou próprio rabo.

            No primeiro sinal, pegue-o imediatamente, coloque-o no lugar apropriado e diga: “Aqui”. Espere que ele se alivie, e logo em seguida, recompense-o com petiscos e carinhos. Com o tempo, o cão começará a associar o ato de fazer as necessidades naquele lugar com a recompensa e passará a gostar de utilizar seu novo banheirinho.

            Se, passados alguns minutos, o cão não tiver conseguido fazer as necessidades, leve-o de volta para o lugar onde ele estava ou a algum outro ambiente que não seja o do banheiro dele. Assim que ele der sinais de que está novamente com vontade, leve-o de volta ao banheirinho.

            Nunca prenda o cachorro sozinho no cômodo onde fica o banheirinho dele. Se o cão ficar com medo do lugar, ele não conseguirá se aliviar ali de jeito nenhum.

            Durante o treinamento, enquanto o cão ainda não aprendeu definitivamente onde é o lugar correto para usar como banheiro, cuidado com broncas e berros. O cachorro pode acabar associando a punição ao ato de fazer as necessidades na sua frente e passará a se aliviar escondido, o que pode acontecer no carpete ou mesmo debaixo da cama. Portanto, prefira sempre utilizar as recompensas pelos acertos.

            A bronca pode ser dada sim, mas no momento em que você perceber que o cão está se preparando para fazer as necessidades em um lugar indevido, como no sofá ou no tapete da sala, por exemplo. O objetivo das broncas é criar leve desconforto para o animal. Nestes casos, um barulho alto, que cause um pequeno susto no cachorro, costuma funcionar bem.

Se o cão segurar o xixi, aproveite e leve-o para o banheiro dele. Há grandes chances de ele se aliviar ali. E nunca se esqueça de recompensá-lo por usar o local certo!

            Ajuda muito escolher o lugar certo para o cachorro. Instintivamente, os cães evitam fazer as necessidades perto do lugar onde dormem e comem. O banheiro deve estar distante do local onde dormem e comem.

            Todo cão costuma eleger um cantinho onde passa a maior parte do tempo. Este cantinho é, geralmente, o lugar mais próximo das pessoas da casa. Se ele fica na área, o cantinho preferido tende a ser a porta que dá acesso à cozinha. Evite eleger este cantinho preferido como banheiro.

            Outra coisa super importante é evitar situações em que o cachorro possa acabar pisando em suas próprias fezes e urina, pois isso tende a desmotivá-lo a continuar usando aquele lugar para se aliviar. Mantenha o banheirinho sempre limpo.

            Em certos casos, só um banheiro não é suficiente. Os filhotes, principalmente, não conseguem segurar as necessidades por muito tempo. Por isso, ofereça mais de uma opção de banheirinho para eles terem um sempre por perto. O jornal é uma ótima opção.

            Controle as expectativas e não espere por resultados imediatos. Acidentes podem ocorrer na fase de aprendizado.