É só chegar uma visita e seu cão fica eufórico, corre para todo lado, pula no visitante. Em outros dias, se mostra focado em alguma coisa, e parece obstinado. Não desiste até conseguir o que deseja.
Você pode ter em sua casa um cão de trabalho!
Na verdade, os “cães de trabalho” são animais que herdaram características voltadas ao trabalho, como o Border Collie que adora pastorear, o Labrador, o Retriever e outros que sentem prazer ao trabalhar e ajudar seu dono, mesmo que estejam cansados.
O problema é quando o cão de trabalho não tem o que fazer… aí ele vira essa bomba de excitação que deixa o dono em pânico quando explode.
Pra tudo tem solução. Vão aí algumas dicas que podem ajudar a descarregar tanta energia.
Primeiramente, identifique as preferências naturais de seu cão, e não deixe que ele as descubra.
Exemplo: Labradores e Goldens são metade cachorro, metade peixe. Se eles descobrirem que podem derrubar a vasilha de água, e deitar no chão molhado, pra se refrescarem, não vão mais conseguir se controlar.
O melhor a fazer é comprar uma vasilha bem pesada, de forma que ele não chegue a experimentar a brincadeira. Se experimentar uma vez, o problema estará criado, e será mais difícil tirar o hábito.
Outra forma é substituir a ação indesejada por outra menos destrutiva e mais aceitável, mas igualmente excitante para o cachorro. A palavra chave é energia. Na nova atividade, ele deve queimar tanta ou mais energia quanto queimaria na atividade que se pretende abolir.
O hábito de pular nos donos ou nas visitas pode ser substituído por corridas para buscar bolinhas, ou foco em mastigar brinquedos ou ossos.
Comentários / Mais informações sobre o anúncio devem ser obtidas com os anunciantes, no telefone ou e-mail indicados acima.
Comentários / Mais informações sobre o anúncio devem ser obtidas com os anunciantes, no telefone ou e-mail indicados acima.